Banisteriopsis caapi (Spruce ex Griseb.) Morton
O popularmente conhecido JAGUBE é um dos três ingredientes da Ayahuasca.
O Jagube é uma planta terricola e sua forma de vida é Liana, volúvel, trepadeira. Ou seja, é uma planta que necessita de estar na terra e seu corpo “Liano” não necessariamente há uma forma estrutural previamente determinada, o mesmo se adaptará a realidade do local, buscando nutrientes e luz necessários para o seu crescimento saudável.
O Banisteriopsis caapi têm varias especies onde algumas delas são popularmente conhecidas como: mão de onça, cauupuri-mariri, tiwaco-mariri, yagé, caapi.
Os primeiros Registros são mencionados o Brasil, Perú, Colômbia, Equador. Ela é conhecida por diversas tribos por vários nomes, tais como Caapi, Natéma, Mihi, Yagé, Oaska e Santo Daime. O termo Ayahuasca é originário da língua sul-americana Quécua: Huasca significa “cipó” e Aya significa “almas” ou “gente morta”, ou até mesmo “espíritos”. As expressões mais apropriadas para as traduções serão portanto “cipó das almas” ou “cipó dos espíritos”. Não se têm uma data precisa, mas é uma planta milenar, utilizada por povos Indígenas e xamâs a milênios.